Embora aparentemente o próprio termo tenha seu significado óbvio, a realidade da visão preventiva no Brasil não condiz com tal evidência.

A palavra prevenção tem dois significados no dicionário:

  1. ação ou resultado de prevenir (se);
  2. conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal).

Eu vejo essa questão como um problema estruturalmente cultural do brasileiro, que em geral não toma medidas antecipadas de precaução visando redobrar seus cuidados frente à algum possível mal. 

Costumamos ir ao médico apenas quando estamos com uma dor insuportável ou ao dentista quando já necessitamos de um tratamento específico. O mesmo acontece quando a luz do painel de nossos carros acende e só então vamos abastecer. Isso prova que não temos uma cultura preventiva.

Quando falamos de Segurança, muitas pessoas acreditam que estar prevenido é ter câmeras de monitoramento, alarme, grades, sistema de vigilância à distância, dentre outros. Mas o simples fato de ter tais equipamentos, não torna um sistema de segurança efetivamente preventivo. 

Um sistema de segurança preventivo, é aquele que antevê as situações de risco.

Sistemas que dedicam sua atenção à ações que acontecem no entorno dos ambientes controlados. Ferramentas que alertem os agentes de segurança para possíveis situações suspeitas, com uma janela de tempo suficiente para que seja possível atuar antecipadamente frente à possível ameaça de malfeitores.

Ou seja, a visão de segurança preventiva é jamais aceitar o início de um assalto ou de uma invasão, pois a partir do início da ação de um delinquente, passamos a considerar uma ação de segurança reativa.

Você já conhece nosso Ecossistema de Monitoramento?

As plataformas integradas do Be On foram criadas para que agentes de segurança possam ter mais informações preventivas de um ambiente externo.

Alimentado pelo aplicativo, o Radar Be On é a única ferramenta que permite sua central de comando receber informações preventivas de regiões específicas, geradas pelos seus agentes, xerifes e por demais usuários do Be On e acredite, isso é um grande diferencial.

Inicie sua jornada conosco e fomente as comunidades próximas de seu negócio ou seus clientes à alertarem sobre situações suspeitas e contribuírem com informações vitais para que todos possam viver em comunidades mais seguras.

Para virmos a realmente ter Segurança Preventiva no Brasil, precisamos rever nossos conceitos e nossa cultura de comunidade e o Be On é o caminho para essa nova realidade!

Utilize nossa plataforma para vender um grande diferencial para seus clientes!

Sou um dos criadores do Ecossistema de Segurança Be On, ocupando o cargo de CEO, sendo também autor do livro Caos Social – a violenta realidade brasileira e especialista em segurança e gestão de riscos há mais de 20 anos. Trago como experiência o sistema de segurança do UFC na América Latina, Lollapalooza, Rolling Stones, Paul McCartney, Gisele Bündchen, Tom Brady e muitas outras celebridades. 

Quer conhecer melhor o nosso Ecossistema de Monitoramento?

Clique aqui e marque uma call diretamente comigo.