Todos já ouvimos ou presenciamos relatos de abusos, roubos e furtos em transportes coletivos. A insegurança de paradas, estações e inclusive nos próprios veículos é generalizada e quem mais sofre com isso é aquela parcela da sociedade que realmente precisa da infra estrutura pública: idosos, estudantes e trabalhadores.

São incontáveis os casos de pessoas que honestamente juntam dinheiro para comprar um celular novo ou um tênis mais confortável e rápidamente são surpreendidadas por marginais que roubam estes valiosos pertences, muitas vezes para trocar por drogas e alimentar ainda mais esse círculo vicioso. Você já passou por alguma situação de medo dentro de um transporte público?

Para minimizar esses riscos devemos redobrar nossa atenção em paradas e estações, pois muitas vezes até percebemos movimentações suspeitas mas desconsideramos e por fim embarcamos junto com indivíduos que apresentam comportamento duvidoso.

1º Dica: se você perceber Pessoas Suspeitas em locais de embarque e desembarque de passageiros, redobre sua atenção, busque ficar para trás e principalmente nunca embarque no mesmo veículo de tais elementos.

E se já estivermos dentro do transporte coletivo quando notarmos tal situação?

2º Dica: a melhor estratégia é nos posicionarmos mais ao fundo, assim podemos controlar melhor a movimentação de todos naquele ambiente. Isso nos permite antecipar situações, tendo em vista que quadrilhas ou agentes usualmente se mostram extremamente ansiosos e constantemente mantém contato visual com seu próprio grupo.

3º Dica: caso esteja ao seu alcance, procure comunicar o motorista ou cobrador e desembarque o quanto antes, muitas vezes estes meliantes aguardam algumas paradas até as proximidades de um local específico para realizarem a ação.

4º Dica: após estar em uma posição mais segura, acesse o App Be On e poste um Alerta de Segurança de Pessoa Suspeita. Se não for possível tirar uma foto, descreva roupas e características que facilitem a identificação dos mesmos, por outras pessoas.

Quando o assunto é Segurança são as Ações Preventivas que nos possibilitam evitar situações desagradáveis. Ao informar tais casos no Be On, além de ser responsável por alertar a comunidade sobre um problema ou risco, você está colaborando para que mais um incidente naquele local possa ser evitado. Fique por dentro dos acontecimentos e perigos que podem estar no seu caminho, compartilhe essa ideia e faça parte desse novo ecossistema de Segurança Colaborativa.